sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

RESENHA LITERÁRIA DO ACADÊMICO DA BAHIA, DÉCIO TORRES*, SOBRE LIVRO DE IVAN MARINHO


  “Sortilégio possível” é o título deste belo livro de poemas e pinturas do alagoano/pernambucano Ivan Marinho De Barros Filho, esse duplo artista poeta/pintor que nos presenteia com seus admiráveis trabalhos de pintura e poesia. Difícil saber se os poemas são ilustrados ou se são as pinturas que foram poetizadas neste jogo de intertextualidade artística que nos lembra o poeta londrino William Blake (1757–1827) e seus poemas ilustrados ou os quadros “poemados” de suas visões no período romântico inglês.

Aqui encontramos lindos trabalhos que mesclam as artes pictórica e literária numa elegia da intertextualidade das artes sem fronteiras. Enquanto a poesia ganha tema sob a forma de palavra, as palavras também encontram sua forma poética na pintura de constelações que nos lembram, ao mesmo tempo: mandalas, pinturas rupestres, cirandas e brincadeiras de roda do Nordeste, as bandeiras de Jasper Johns, as bandeirolas de Volpi, o expressionismo abstrato de Jackson Pollock, os girassóis e as cores de Van Gogh (pintores que são homenageados em dedicatórias e títulos de poemas e nas alusões técnicas e temáticas pictóricas), os aribés, urupembas e outros utensílios domésticos e objetos artesanais da nossa cultura indígena, assim como diversos outros elementos das tradições folclóricas dos caboclos sertanejos e dos nossos povos originários.

Os poemas abordam diversos temas, desde a arte poética, escritores (famosos ou não) e seus personagens e livros, pessoas comuns, jogos infantis e tantos "fragmentos do acaso" que se diluem em poesia. A leitura se torna um divertido jogo de descobertas do lirismo que permeia esses acasos que nos cercam diariamente.

Além de poeta, Ivan Marinho de Barros Filho é artista plástico, escritor e professor das redes públicas estadual e municipal do Cabo de Santo Agostinho, PE.

Membro da Academia Cabense de Letras, foi agraciado com diversos prêmios e com o Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade de Pernambuco. Importante produtor e incentivador da cultura popular, trabalha há anos na preservação da memória cultural e do Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Lançado em 2014 pela Editora Bagaço, o livro está dividido em três partes (denominadas Metades) e é um verdadeiro deleite para os olhos e para a alma. O texto da orelha foi escrito por Olímpio Ronald Neto, com apresentação de Mário Hélio e prefácio de João Carlos Taveira. O texto da quarta capa é do escritor alagoano/brasiliense Daniel Barros, irmão do autor, de quem tive o privilégio de receber um exemplar. O livro pode ser encontrado com o autor, através de suas redes sociais.

*Décio Torres, membro da Academia de Letras da Bahia, é crítico literário, poeta, professor e pesquisador da UFBA e da UNEB, Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York em Buffalo, EUA. Mestre em Teoria da Literatura, especialista em Tradução e bacharel em Letras/Língua Estrangeira pela UFBA, além de irmão de Antônio Torres, da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário