quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

AS SANDÁLIAS DO PESCADOR, de MORRIS WEST, sob minhas lentes

 


Este livro de Morris West, australiano autor de vários bestsellers, como Os Fantoches de Deus e O Advogado do Diabo, com mais de 60 milhões de cópias vendidas, é resultado de longa pesquisa feita sobre a dinâmica do Vaticano, desde a morte ao conclave dos cardeais para escolha do novo pontífice. Mas não para por aí o empenho fictício do literato, ele se estende numa trama que arrisca a criação de uma personagem com características vanguardistas, para além de João XXIII que, certamente, exerceu influência sobre sua criação, dadas as reformas que iniciou na Igreja no breve intervalo de tempo de seu papado, que iniciou em 1958 e foi interrompido pela morte em 1963, data esta que coincide com a publicação deste livro de 264 páginas.

    O enredo de substituição do papa parte de um desejo extremo, o de resgatar o caráter “revolucionário” dos primeiros cristãos em  contraponto à, introspectiva e ausente no mundo, doutrina romana adotada pelo catolicismo naqueles idos. Duas lideranças da cúpula, o Camerlengo e o cardeal responsável pelo Santo Ofício, Rinaldo e Leone, intuem, levados a crer que por inspiração divina, que diante da apatia com consequentes perdas de fiéis por parte da Igreja, seria oportuna a presença de um pontífice que representasse algo ousado, fazendo-os lembrar até da rebeldia de um São Francisco de Assis. Apresentara-se, perante esta exigência, um padre recém elevado ao posto de cardeal, Kiril Lakota, que estivera 17 anos preso, condenado ao trabalho forçado na Sibéria, sob o poder de Kamenev, algoz na prisão e agora, chefe de estado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Esta proximidade de opostos, amparada pelas sinceras convicções de fé cristã e do ateísmo comunista em busca de um objetivo comum, a libertação do homem, preparou o terreno para a consolidação de uma amizade atípica, estimulada pela ação do algoz, que burla a burocracia para por em liberdade o prisioneiro. Ambos chegam ao topo das hierarquias, um no estado soviético o outro no do Vaticano e o que podemos ver a partir de então, é um jogo de estratégias humanistas entre um ateu e um cristão na busca de uma só finalidade, a Paz.

    Registrado antes do principado do papa Paulo VI, o livro antecipa várias ações vanguardistas deste, de João Paulo I e de Francisco, deixando até a suspeita de que possam ter lido o livro, como por exemplo, no que se relaciona às decisões de Paulo VI de abertura da Igreja no Concílio Vaticano II e as fugidas de Francisco para se juntar às pessoas comuns na cidade, ou mesmo a declaração de impossibilidade de julgamento, pela igreja, dos homossexuais.

    As Sandálias do Pecador, alusão a Pedro, primeiro Papa, é um livro que fascina pelas reflexões em torno da fé, mostrando a fragilidade dos representantes das grandes instituições, sejam religiosas, sejam de Estado. O enredo, que tem sua maior parte dedicada ao ambiente interno do Vaticano, conta com dramas periféricos de pessoas atingidas pelas limitações impostas pelo Estado e pelas decisões religiosas.

    Por fim, o livro é de fácil digestão, como diria Oswald de Andrade, por ser escrito pela excelência de um mestre, no entanto, para mim, particularmente, que habito entre os mortais, a bola bate na trave quando obedece desencantadamente à realidade. A fé que se estabelece pela luta do sujeito, se mostra amarga, como o é na vida real e, como dizia Paulo Leminski, e sempre me reporto a este poema, “Podem ficar com a realidade/ esse baixo astral/ em que tudo entra pelo cano/ eu quero viver de verdade/ eu fico com o cinema americano”.

    Mas fica a deixa do autor ao oferecer a possibilidade de sofrer com a realidade pura, sem as promessas de transcendência, tendo que conviver com o desencanto da morte, mas colocando-se como senhor das próprias decisões, e a alternativa de sair do centro e pôr Deus, como balizador destas decisões e justificação de quaisquer resultados que, neste bojo, se entenderia como além das nossas capacidades de compreensão.

 

Ivan Marinho de Barros Filho

Professor, especialista em Economia da Cultura.

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